A França confirmou nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de ebola registrado no país durante o atual surto da doença. O paciente é um médico que retornou recentemente de uma missão humanitária na República Democrática do Congo e foi colocado em isolamento logo após o diagnóstico. As autoridades de saúde iniciaram o rastreamento das pessoas que tiveram contato com o profissional, enquanto reforçam que o risco de disseminação para a população europeia é considerado baixo.
De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o atual surto no Congo já ultrapassou a marca de mil casos confirmados e provocou 267 mortes. A doença é causada pela rara variante Bundibugyo do vírus ebola, para a qual ainda não existem vacinas ou tratamentos aprovados. As autoridades francesas afirmaram que todos os protocolos de segurança foram adotados para evitar qualquer risco de contaminação.
Foto: Tânia Rego – Agência Brasil
