SEAP: custodiados do Pará realizam ENEM PPL 2020

No Pará, cerca de 1.400 internos do se inscreveram para a realização do Exame Nacional de Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL 2020), ocorrido nos dias 23 e 24 de fevereiro deste ano. A aplicação do exame ocorreu em várias unidades penitenciárias do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), administrada por Jarbas Vasconcelos. Só no Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), 114 pessoas privadas de liberdade fizeram a prova para garantir um futuro de vida melhor.

O objetivo da Diretoria de Reinserção Social da Seap é que esse número cresça. Para o público privado de liberdade, além de conseguir alcançar o curso desejado, o ENEM também proporciona uma nova visão de vida em um futuro longe da criminalidade por meio da educação e do trabalho. O desempenho dos custodiados do Estado tem se tornado referência no país, graças as políticas públicas desenvolvidas pela Seap, em 2019 dois internos do Centro de Recuperação Mariano Antunes (Crama), em Marabá, na região Sudeste, alcançaram as maiores notas do Brasil no Enem PPL.

Para o Enem PPL 2020 também são esperados mais internos com boas notas na redação, e dessa forma se tornem exemplos no ambiente carcerário. O tema da redação do ENEM PPL 2020 foi “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”. Além dos profissionais de reinserção social, os custodiados do sistema penitenciário do Pará também contaram com o apoio de policiais penais, que os ajudaram com revisões e leituras de apoio.

Todas as atividades foram realizadas de forma voluntária, sem prejudicar a rotina penitenciária. Durante as aulas, os servidores ensinaram os princípios básicos da redação, como introdução, desenvolvimento e conclusão. Na Central de Triagem Metropolitana III, por exemplo, quatro agentes e policiais penais do CTM III participaram da revisão.