A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirma 28 casos da variante Ômicron no Pará. As ocorrências foram registradas nos municípios de Belém, com 24 casos; Marabá, com 1 caso; Tucuruí com 2 casos; e Castanhal com 1 caso.
O resultado do sequenciamento foi recebido, nesta terça-feira (01), pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA), após análise de 55 amostras feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocurz-RJ). O laboratório é referência nacional ligado ao Ministério da Saúde, para onde são encaminhadas mensalmente cerca de 200 as amostras positivas de covid-19 para investigação de possíveis variantes do novo coronavírus. Outros materiais biológicos continuam em análise pela Fiocruz.
A Sespa esclarece que o sequenciamento do genoma do vírus, procedimento que identifica variantes da Covid-19 não se trata de diagnóstico. Deste modo, não se realiza sequenciamento para todas as amostras positivas de Covid-19, processo que se faz por amostragem, dentro dos protocolos estabelecidos pelo MS, para que se identifique a circulação da variante em determinada região. Sendo assim, a secretaria avalia os 28 casos para determinar se a transmissão já pode ser considerada comunitária no Pará.
A variante Ômicron foi detectada em 10 homens e 18 mulheres com idades que variam de 08 a 61 anos. A coleta dessas amostras e posterior envio para sequenciamento foram feitos no início do mês de janeiro de 2022. O monitoramento e acompanhamento das pessoas é feito pelas secretarias municipais de saúde, por meio de suas vigilâncias epidemiológicas.
Por Agência Pará
Foto: Alex Ribeiro – Ag. Pará