Saiba como o Brasil criou o primeiro carro elétrico da América Latina

O Brasil foi pioneiro na eletromobilidade com o lançamento do Gurgel Itaipu, um carro elétrico compacto e recarregável na tomada, em 1974 – quase 40 anos antes da popularização da Tesla, de Elon Musk. A empresa nacional, liderada pelo engenheiro João Gurgel, desenvolveu tecnologia própria, como o modelo BR-800 com motor e chassi patenteados e carroceria de fibra, mas sucumbiu a uma combinação de dependência estatal, mudanças políticas e concorrência desleal no início dos anos 1990.

A Gurgel, que chegou a exportar para o Caribe e Oriente Médio, tinha como vantagem a isenção de IPI para veículos nacionais. Em 1990, porém, o governo federal zerou o imposto para todos os carros 1.0, beneficiando diretamente as multinacionais instaladas no país e eliminando a competitividade da marca. Com dívidas crescentes e sem blindagem jurídica ou estratégica, a empresa entrou em concordata em 1993 e fechou as portas em 1994. João Gurgel morreu em 2009, aos 82 anos, após tentativas frustradas de reerguer o negócio, e sua história hoje é pouco mais que uma nota de rodapé nostálgica na indústria automotiva brasileira.

Fotos: reprodução internet