A construção de mais uma etapa da rodovia Transcarajás foi aprovada pela Câmara Municipal de Canaã dos Carajás recentemente. Na prática, os vereadores autorizaram convênio com municípios vizinhos que serão cortados pela rodovia; Canaã vai construir a estrada até a Vila São José, o Pontão.
Assim, o cidadão estará a uma balsa de chegar ao chão do Tocantins e já próximo a BR-153, que interliga o Pará e o Tocantins ao sul do Brasil. O investimento canaense na obra é milionário, mas necessário pensando a médio e longo prazo. Essa famosa rota surgiu alguns séculos Antes de Cristo e foi utilizada até 1453 Depois de Cristo.
A estrada interligava regiões remotas do velho oriente até a Europa e África. A rota permitiu o comércio entre as regiões, o escoamento de produções e o desenvolvimento econômico de cidades e países. Canaã está em uma posição estratégica no mapa do Pará, e a Transcarajás é a saída para a integração.
Quando concluída a obra, Canaã ficará a uma viagem de 100 quilômetros até o Pontão. Depois, serão mais cinco minutos na balsa e outros 130 quilômetros até Araguaína. A viagem pode ser feita em cerca de duas horas e meia – o milagre da integração. Empresas, produtores rurais e cidadãos de Eldorado, Curionópolis e Parauapebas poderão utilizar a estrada e Canaã se tornará um importante corredor comercial.
Empresas que abastecem os mesmos municípios com bens de consumo também vão utilizar a rota e Canaã está no centro disso.
Com informações do Gazeta Carajás
Foto: divulgação