Retomada do Fundo Amazônia, criado há 15 anos, é celebrada

Aconteceu em Belém o evento que comemorou os 15 anos do Fundo Amazônia, criado em 2008 para captar doações a investimentos não reembolsáveis para prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e ainda promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.

O Fundo foi reativado pelo governo federal este ano, e conta com representação do governo paraense em seu Comitê Orientador, por meio da Semas. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, participou do evento.

O titular da Semas ressaltou a simbologia de as comemorações pelos 15 anos do Fundo se realizarem em um Estado Amazônico, na véspera da Cúpula da Amazônia, e pediu que as reuniões do Comitê Orientador fossem realizadas nos Estados da Amazônia, para privilegiar as perspectivas dos municípios da região.

Em julho, o governo paraense defendeu novas diretrizes para o Fundo durante reunião do Comitê Orientador (Cofa), em Brasília (DF). Na ocasião, o Estado colaborou com a deliberação sobre novas diretrizes e critérios para aplicação dos recursos do Fundo e seus eixos de atuação, além da visão estratégica para as diretrizes e focos de aplicação de recursos.

Foto: Raquel Sanches – Ascom Semas