O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, e a vice-prefeita Cristina Vilaça participaram nesta segunda-feira (27), em Belém, da assinatura do termo de adesão do programa Primeiro Ofício junto à Associação Paraense de Supermercados – Aspas.
O evento ocorreu no Palácio de Governo e reuniu 12 redes de supermercados que aderiram à iniciativa. O programa visa sensibilizar empresas a disponibilizar vagas de aprendizagem a jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social.
As secretárias da prefeitura de Barcarena Francinea Dias (Assistência Social) e Bianca Vergolino (Trabalho e Emprego) também participaram do ato. O programa Primeiro Ofício é gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Durante o ato, o prefeito Renato Ogawa foi chamado para representar os prefeitos presentes.
“Além de promover a inclusão social e diminuir os índices de violência, a iniciativa garante cidadania e a execução da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que determina que empresas de médio e grande porte devem preencher a cota de aprendizes fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, de acordo com o total de empregados”, divulgou o governo estadual sobre o Primeiro Ofício.
Um estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), na última sexta-feira (24), aponta que só no primeiro semestre (Jan-Jun/2021) o estado já registrou, aproximadamente, 5.500 novas contratações voltadas a jovens aprendizes.
O estudo ainda revela que nos últimos 12 meses a contração de jovens em todo o Pará alcançou cerca de 8.900 novos postos. Os resultados obtidos pelo Pará são os maiores verificados entre os demais estados da Região Norte (com informações da Agência Pará).
Por prefeitura de Barcarena
Foto: prefeitura de Barcarena