Para garantir a segurança de quem permaneceu na Região Metropolitana de Belém (RMB) durante o feriadão de Carnaval, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) reforçou junto aos órgãos do Sistema de Segurança, ações ostensivas nos bairros e ilhas, visando inibir e coibir a criminalidade, fiscalizar estabelecimentos e fazer cumprir as determinações do Decreto 2.044, que prevê a política de incentivo à vacinação.
Este ano, ainda em razão da pandemia da Covid-19, apesar de permanecerem proibidas manifestações culturais nas vias públicas da Região Metropolitana, por conta do decreto municipal, está sendo permitida a realização de eventos nos estabelecimentos com capacidade para atender seu público, além de uma maior visitação a pontos turísticos e outros espaços de lazer, como o Portal da Amazônia, o mercado do Ver-o-Peso e a Estação das Docas, o que mantém o fluxo de pessoas nas ruas.
Portanto, os órgãos do Sieds mantiveram a rotina de operações, garantindo, assim, a paz e segurança para a população. Entre as ações já realizadas, que foram intensificadas desde a última sexta-feira (25), estão as Operações da Polícia Militar como a “Guardião da Sociedade”, “Saída Segura”, “Comando Supremo”, que visam combater a violência nas ruas, além da “Polícia Mais Forte” que estabelece bases em pontos estratégicos em horários previamente definidos. Já em combate a poluição sonora e perturbação do sossego alheio, está sendo feita a Operação “Syncrama II”.
Além das ações Integradas com a Polícia Civil nas fiscalizações de estabelecimentos como bares e casas noturnas, para fazer a verificação se estão ou não exigindo o cartão de vacinação com o esquema vacinal completo. O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), realiza rondas aéreas, com sobrevoos nas penitenciárias da Região Metropolitana de Belém para monitorar e combater a criminalidade nessas áreas.
Por Agência Pará
Foto: divulgação