Processo contra Lula no caso do tríplex é arquivado pela Justiça Federal do DF

O processo contra o ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá, foi arquivado pela Justiça Federal de Brasília. A Justiça considerou que acabou o prazo para seguir com o processo. A juíza Pollyanna Alves, da 12ª Vara Federal Criminal em Brasília, concordou com a manifestação do Ministério Público Federal e considerou que não há mais possibilidade de uma eventual punição para o ex-presidente.

A Justiça considerou que acabou o prazo para seguir com o processo. A juíza Pollyanna Alves, da 12ª Vara Federal Criminal em Brasília, concordou com a manifestação do Ministério Público Federal e considerou que não há mais possibilidade de uma eventual punição para o ex-presidente. Em dezembro, a procuradora Márcia Brandão Zollinger já tinha pedido o arquivamento.

Ela não chegou a reavaliar o mérito das denúncias contra Lula de ocultar a propriedade e as melhorias do triplex do Guarujá em troca de favorecimento em contratos da Petrobras. Na ocasião, além da prescrição dos possíveis crimes, a procuradora entendeu que as provas colhidas durante o processo em Curitiba não poderiam ser aproveitadas.

Isso porque, no ano passado, o STF anulou as condenações de Lula ao considerar que a 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba não tinha competência para julgar os quatro processos do ex-presidente, incluindo o do triplex do Guarujá. Todos foram enviados para a Justiça do Distrito Federal.

Em nota, a defesa do ex-presidente Lula afirmou que “o encerramento definitivo do caso do triplex reforça que ele serviu apenas para que alguns membros do sistema de Justiça fizessem uso estratégico e perverso das leis para perseguir judicialmente o ex-presidente com objetivos políticos”.

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil