Fica na Argentina a melhor vinícola do mundo. Dentre as 50 principais vinícolas, a Catena Zapata localizada em Mendoza ficou em primeiro lugar no prêmio World Best Vineyards.
A cidade é considerada a capital dos vinhos do país vizinho. A premiação foi realizada no renomado vinhedo de Bodegas Beronia, na região de La Rioja, na Espanha. A Bodegas é responsável por eleger as melhores vinícolas do mundo.
Além da empresa argentina, que também foi eleita a melhor da América do Sul, outra sul-americana está no top 5: a chilena Vik ficou em 3ª posição. O Brasil ficou de fora das 100 primeiras do mundo.
A argentina Bodega Catena Zapata é conhecida por seu papel pioneiro na ressurreição da variedade de uva Malbec e na descoberta de terroirs de altitude extrema no sopé andino da cidade de Mendoza. Nesta edição, seis vinícolas da América do Sul ficaram entre os 10 melhores vinhedos.
Entre os europeus, a Bodegas Marqués de Riscal, da Espanha, e mais dois vinhedos ficaram entre os primeiros dez melhores e outros seis da Europa figuram entre os 20 primeiros.
Em quarto lugar ficou uma vinícola da África do Sul, a Criation Wine, e em quinta posição ficou o Château Smith Haut Lafitte, da região de Bordeaux, na França.
Foto: divulgação