Foto: Ascom Codem
O Festival foi promovido no último sábado e domingo, dias 23 e 24. Ao todo 12 restaurantes participaram do evento, que foi promovido pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana (Codem), BelémTur e Universidade da Amazônia (Unama). As refeições foram comercializadas pelo preço único de R$ 59,90, contando com entrada, prato principal e sobremesa.
Segundo os idealizadores, o propósito era promover a identidade ribeirinha e a força da culinária paraense. O vice-prefeito de Belém Edilson Moura esteve presente nos restaurantes participantes no sábado e comentou sobre a iniciativa. “Incentivar o turismo gastronômico é muito importante para a nossa cidade. Um festival que vai gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas” afirmou Moura. “Foi uma ação solicitada pelo prefeito Edmilson Rodrigues. A gente sabe que Belém é considerada uma das cidades mais importantes em termos de gastronomia no Brasil e no mundo”, completou o vice-prefeito.
Em 2015, Belém foi considerada Cidade Criativa da Gastronomia, título dado pela Unesco. A riqueza dos sabores, com a mistura de temperos e espécies regionais, segundos o instituto, deram à cidade o título, que reforça a qualidade dos trabalhadores da área e o atrativo turístico e econômico do setor.
Luis Rodrigo Neves Teixeira, diretor de desenvolvimento de negócios da Codem, apontou que esse foi o primeiro evento gastronômico da Prefeitura desde o início da pandemia e que o avanço vacinação permitiu a realização agora. “A gente avalia com sucesso o evento, a gente quis focar na parte turística e de desenvolvimento econômico. O festival faz a manutenção do título da Cidade Criativa. A gastronomia não é só prato na mesa, tem que desenvolver a economia, tem que capacitar os restaurantes, a recepção aos turistas, tudo isso faz parte do projeto”.
Teixeira também agradeceu aos parceiros que ajudaram no evento, a Guarda Municipal, BelémTur e Unama. “Sem os parceiros seria impossível realizar o evento. A Unama já é uma parceira antiga da Codem, já nos ajudou em outros eventos gastronômicos. Nós temos um termo de cooperação com a Unama, são amigos da Codem. Temos a Escola de Gastronomia, que pretendemos retomar e formar a primeira turma”.
A empreendedora Izete Costa, conhecida como dona Nena, é proprietária do restaurante e chocolateria Filha do Combu. Ela contou detalhes da sobremesa que vai oferecer. “É um brigadeiro de camarão. Esse prato a gente está lançando no Festival”. Nena explica sobre a loja, que têm ganhado cada vez mais notoriedade pela qualidade dos chocolates com sabores regionais. “A Filha do Combu nasceu da agricultura familiar, desse trabalho com cacau nativo na área. É uma pequena empresa que trabalha com pessoas da Ilha”, explica a empreendedora.
Dentre os pratos oferecidos estavam bolinho de peixe com geleia de taperebá; filhote grelhado, acompanhado de arroz de chicória; pirão de peixe; risoto de caranguejo no tucupi ao molho de camarão regional; sobremesas creme de açaí ecreme de cupuaçu com tapioca. Mesmo após o festival, os restaurantes vão manter a maioria dos pratos oferecidos no cardápio.
Por Pedro Valdez, em reportagem especial para o Bacana News