Foto: Mácio Ferreira / Agência Belém
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), concluiu os preparativos para os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, que ocorrem nesta sexta-feira (14) e sábado (15) na Aldeia Cabana. A expectativa é superar o sucesso das etapas anteriores, como os desfiles dos distritos e do Circuito Mangueirosa, que atraíram grande público e transcorreram sem incidentes.
Nove escolas do Grupo Especial se apresentarão nos dois dias, seguidas por agremiações do Primeiro Grupo, Segundo Grupo e Grupo de Avaliação na próxima semana. As apresentações começam às 20h, com a apuração dos resultados do Grupo Especial marcada para domingo (16).
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino, convidou a população para prestigiar o evento: “Você que ama Carnaval, ama Belém e ama o Pará não pode perder essa festa”. Já o presidente das Escolas de Samba Associadas (ESA), Fernando “Guga” Gomes, destacou o apoio da gestão municipal e o trabalho das comunidades para garantir desfiles memoráveis.
A Aldeia Cabana, palco dos desfiles, passou por melhorias na infraestrutura, incluindo pintura, reparos no piso, montagem de camarotes e atualização dos sistemas elétricos e hidráulicos. A estrutura de som e iluminação também foi modernizada para garantir segurança, conforto e acessibilidade ao público.
Os desfiles deste ano trazem enredos temáticos sobre a Amazônia, com uso de materiais recicláveis nas alegorias e fantasias, reforçando a mensagem de preservação ambiental e a importância da COP 30, que será sediada em Belém em novembro.
Além dos desfiles oficiais, a programação inclui ensaios técnicos nesta quarta e quinta-feira para ajustes finais. A Prefeitura também garantiu gratuidades para o público nas arquibancadas.
As escolas Bole-Bole e Embaixada do Império Pedreirense, atuais campeãs, estão entre as que buscam o título este ano. A festa promete ser uma das mais empolgantes dos últimos anos, segundo organizadores.
Ordem dos desfiles:
Sexta-feira,14/03 – Grupo Especial
- Mocidade Olariense
- Ranho Não Posso Me Amofiná
- Deixa Falar
- Embaixada do Império Pedreirense
Sábado, 15/03 – Grupo Especial
- Boêmios da Vila Famosa
- Acadêmicos de Samba da Pedreira
- Quem São Eles
- Piratas da Batucada
- Associação Carnavalesca Bole-Bole
Sexta, 21/03 – Segundo Grupo
- Portela
- Nação Rubro Negra
- Guerreiros do Samba e do Amor
- A Grande Família
- Nova Mangueira
- Habitat do Boto
- Coração Jurunense
- Alegria Alegria
Sábado, 22/03 – Primeiro Grupo
- Caprichosos da Cidade Nova
- Mocidade Unida do Bengui
- Matinha
- Xodó da Nega
- Guardiões do Samba
- Império Jurunense
- Cacareco
Domingo, 23/03 – Grupo de Avaliação
- Rosa da Terra Firme
- Embaixadores Azulinos
- Mocidade Botafoguense
- Parangolé do Samba
