Para celebrar o centenário do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM), a Prefeitura de Belém realizou nesta quarta-feira, 11, uma programação comemorativa, com bolo, música e lançamento do livro As políticas de Saúde do Pará na Primeira República, do médico sanitarista José Raimundo da Silva Árias e da professora Regina Barbosa da Costa, ambos servidores públicos da área de saúde. O hospital completou 100 anos no último dia 08 de agosto.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da cerimônia acompanhado do secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, da diretoria do HPSM e de demais servidores. Além do tradicional “Parabéns pra você”, também houve uma programação cultural, com o Coral da Sé, a Associação do Banco do Brasil (ABB/FENABB Julia Mousinho) e a apresentação do grupo de toada Encantos do Sol.
“Nós estamos aqui porque o Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, que atende tantas pessoas, completa 100 anos de existência. Viva este hospital! Porque sem hospital funcionando, sem o trabalho e empenho dos servidores públicos não há política pública e de saúde que possa contabilizar vitória. Então, muito obrigado aos médicos, enfermeiros e técnicos”, agradeceu o prefeito de Belém, durante pronunciamento no evento.
Além do atendimento aos pacientes, o HPSM Mário Pinotti também é responsável pela formação de diversas categorias de gerações de profissionais de saúde que, ao longo de um século, salvaram muitas vidas.
“É um hospital de extrema relevância para a cidade e que passou por tantos percausos. Nós estamos reestruturando todas as equipes do pronto socorro e transformando essas equipes em alto nível de eficiência”, explicou o titular da Sesma, Maurício Bezerra.
Por Agência Belém
Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém