A prefeitura de Barcarena, na administração do prefeito Renato Ogawa, deu início à Campanha de Combate à Febre Aftosa e à Brucelose no município, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do estado (Adepará). Na segunda-feira (10), a vacinação animal ocorreu em uma propriedade rural na Embrasa. O secretário de Agricultura da cidade, Edson Cardoso, acompanhou o trabalho dos técnicos.
A campanha de vacinação animal é dividida em duas etapas por ano. A primeira é realizada no mês de maio, com a vacinação dos animais de todas as faixas etárias. A segunda etapa é em novembro, com a vacina para as faixas de 0 a 2 anos de vida. Para a brucelose, a Semagri informou que não existe um calendário específico de vacinação, sendo realizada conjuntamente com a da febre aftosa.
A febre aftosa, de vacinação obrigatória, é uma doença viral que provoca feridas na boca e nas patas de animais; e a brucelose bovina é uma doença causada por bactéria, que é causa de aborto, algumas vezes acompanhada de infertilidade permanente ou temporária das fêmeas. Ambas são zoonoses (doenças transmitidas entre animais e seres humanos) e acarretam enormes perdas econômicas.
Foto: prefeitura de Barcarena