Na segunda-feira, 10, trabalhadores dos complexos do Ver-o-Peso, Jurunas e Cremação receberam novos equipamentos de trabalho. A prefeitura municipal de Belém e o governo do estado entregaram cerca de duzentos itens, entre freezer, basquetas, fogões e kits de panelas, que serão utilizados no trabalho diário nas feiras e mercados de Belém.
A cerimônia de entrega dos utensílios ocorreu no Mercado de Carne e reuniu o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o governador do estado do Pará, Helder Barbalho, e vários parlamentares. Após conversar com os feirantes do espaço, os dois governantes assinaram o termo de cessão de uso dos equipamentos.
Só no Ver-o-peso, foram entregues 50 freezers; 22 fogões; 30 kits de avental, basqueta, faca e chapéu; 22 kits com panelas; e cinco balanças eletrônicas. “E para o pessoal que descasca maniva, entregamos facas e basquetas”, disse o coordenador do Instituto do Ver-o-Peso, Manoel Rendeiro, o “Didi”. Segundo ele, “trata-se de um projeto para todas as feiras de Belém.” No Mercado de Carne também foram entregues 150 cestas básicas.
No Jurunas, a entrega foi de 17 freezers, 10 fogões, 50 kits de facas e 17 kits de panela. Atualmente, o complexo conta com 469 permissionários cadastrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), os quais atuam nos setores de hortigranjeiros, industrializados, alimentação, lanches, mercearia, serviços, farinha, carnes, aves, pescados, mariscos e ervas medicinais.
Na feira da Cremação, foram entregues oito freezers; cinco fogões; 15 kits de avental, basqueta, faca e chapeu; e cinco kits com panelas.
A capital paraense possui atualmente cerca de 18 mercados e 39 feiras cadastradas. Essa entrega inicia o processo de modernização das feiras e impacta diretamente no melhor atendimento aos frequentadores.
O governador Helder Barbalho reafirmou a disposição do governo em estabelecer novas parcerias com a gestão municipal. “Nós estamos à disposição para fazer parceria com a prefeitura e, assim, poder recuperar as feiras e mercados da capital e região metropolitana. Levar esses benefícios para as feiras e mercados é importante porque são áreas de comercialização e pontos de encontros de um bairro e outro”, disse o governador do estado, Helder Barbalho.
O prefeito Edmilson Rodrigues comentou que a prefeitura pretende, em breve, remanejar os feirantes da área externa para o novo complexo. “Se tudo der certo, espero que todos estejam aqui o mais rápido possível”.
Por Agência Belém
Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém