Prefeitura de Barcarena inicia quarta edição do projeto “Escrevendo o Futuro”

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou na quinta-feira, 07, a quarta edição do projeto “Escrevendo o Futuro”. O projeto oferece curso gratuito de redação para estudantes de famílias inscritas no CadÚnico, que estejam cursando, ou que já tenham concluído o Ensino Médio em escola pública ou na rede privada, desde que na condição de bolsista integral.

A aula inaugural contou com a presença da secretária de Assistência Social, Francinéa Teixeira Dias, que destacou o empenho da gestão municipal em continuar ofertando o curso de redação. “A redação tem muita importância nos processos seletivos, como Enem e concursos públicos. E uma boa preparação é fundamental na busca por uma vaga na universidade. Estamos fazendo isso, através do projeto social “Escrevendo o Futuro”, que funciona desde 2018 e já beneficiou cerca de 150 estudantes, entre eles alunos que conseguiram alcançar notas de 960, 940, 920, e outros resultados de destaque”.

Este ano, o projeto conta com 30 estudantes, que terão aulas toda quinta-feira, por duas horas, até o mês de outubro, véspera das provas do Enem. Ao todo serão 24 encontros, numa carga horária de 48 horas.

O projeto “Escrevendo o Futuro” apresenta um segundo viés, como destaca a professora e coordenadora do projeto, Ândrea Parente. “O projeto também trabalha com orientação vocacional e com o desenvolvimento de uma consciência crítica. Nós abordamos diversas áreas, problemas e temáticas da sociedade. Com isso, os alunos, além da preparação para o Enem, podem desenvolver um senso crítico e transformar os locais onde vivem, por meio de suas práticas e posicionamentos”.

Por Prefeitura de Barcarena

Foto: Prefeitura de Barcarena