Na sexta-feira, 18, foi realizada a Plenária Municipal Específica de Saúde de Barcarena, através do Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde (Semusb). O objetivo do encontro foi eleger entidades para compor o conselho para o quadriênio 2022/2026. No ato, foi realizada a aprovação do regimento eleitoral, e em seguida, a eleição, que foi presidida pela presidente do Conselho, Maria Trindade Tavares, e acompanhada pela secretária de saúde Eugênia Chagas.
O intuito da eleição das entidades, é o fortalecimento do controle social da política de saúde no município de Barcarena, numa eleição de forma democrática e participativa. A função do colegiado é realizar o controle da política social de saúde em Barcarena, propor para a Semusb políticas públicas, ser normativo, ou seja, estabelecer normas de funcionamento, e fiscalizar os serviços de saúde. Portanto, é normativo, consultivo e propositivo de políticas públicas de saúde para a Semusb.
Ao todo, foram eleitas 36 entidades, sendo 24 entidades do movimento social, 6 dos trabalhadores e 6 dos prestadores de serviços, que irão contribuir para o fortalecimento dos serviços de saúde em Barcarena.
Por prefeitura de Barcarena
Foto: prefeitura de Barcarena