A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) lançou nesta quarta-feira, 05, a plataforma de participação cidadã “Tá selado”. Um espaço de discussão entre a gestão municipal e a população, para que os moradores da capital apresentem as demandas de seus bairros, com o objetivo de melhorar a sua área de moradia e da cidade como um todo.
“Lançar a plataforma ‘Tá Selado’, usando a expressão corriqueiramente dos jovens, queremos dizer que é um compromisso. Significa democratizar ao máximo a gestão de Belém, respeitando as instituições”, enfatizou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
O gestor municipal explicou que a plataforma é a solução encontrada para dialogar com a população em tempos de pandemia. Disse ainda que a PMB trabalha para garantir acesso à internet aos belenenses, para que contribuam com a gestão.
“Infelizmente a gente vem sofrendo muitos desgastes nos últimos anos e a comunidade vem clamando por uma mudança. Hoje, a gente está aqui para dialogar e que bom que o governo municipal está aqui para ouvir, porque estamos na ânsia de falar, mas a gente também quer respostas”, afirmou Rosa Souza, representante do Distrito de Icoaraci no lançamento do “Tá Selado”.
Etapas – A plataforma faz parte de um extenso processo de participação cidadã, dividido em quatro etapas. A primeira começou no dia 30 de abril e segue até o dia 11 de maio, com reuniões preparatórias junto às lideranças de Belém para falar sobre todas as fases da participação popular neste processo.
Na segunda etapa, ocorrerão “Plenárias Populares de Bairros e Segmentos”, entre os dias 12 a 29 deste mês de maio. Neste período, os moradores e representantes de cada bairro de Belém irão discutir sobre os problemas locais e específicos de cada área, assim como participarão de um processo eleitoral para elegerem delegados(as), que representarão o bairro na terceira etapa do “Tá Selado”.
Por Agência Belém
Foto: Marcos Barbosa/Comus