Plano Estadual Amazônia Agora: governo do Pará busca oportunidades de investimentos

Nesta segunda-feira (8), durante a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, a COP26, em Glasgow, na Escócia, a reunião entre o Governo do Estado e o líder global do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para mudanças climáticas, Juan Pablo Bonilla, teve como tema o financiamento climático e produtivo ao Pará.

Acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Mauro O’de Almeida, e do secretário adjunto de Recursos Hídricos, Clima e Bioeconomia da Semas, Raul Protázio Romão, o governador Helder Barbalho fez suas considerações. “Reunimos com o BID e tratamos sobre o Plano Estadual Amazônia Agora, com a expectativa de apoio do Banco para nossas metas. Foi um diálogo importante para mostrar o trabalho que vem sendo realizado na agenda ambiental e de desenvolvimento social pelo Governo do Pará”.

Ainda nesta segunda-feira, o chefe do Executivo estadual e representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram de outra reunião, dessa vez, com o CEO (diretor executivo) da The Nature Conservancy (TNC), Jennifer Morris, para alinhar novas ações do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). Na prática, o plano de ação do Estado visa a integrar a redução das taxas de desmatamento ilegal e queimadas, o incentivo à produção e ao consumo sustentáveis, o reflorestamento de áreas degradadas e a captação de investimentos para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Ainda pela manhã, o governador do Estado, Helder Barbalho; o secretário de Meio Ambiente, Mauro O’de Almeida; e o superintendente de Gestão de Programas do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Manoel Serrão, se encontraram para discutir os próximos passos para o fortalecimento do Fundo da Amazônia Oriental (FAO).

Foto: Agência Pará