O Certificado de Louvor por Bravura Excepcional no Mar, no Prêmio IMO, uma das premiações de maior prestígio para a comunidade marítima mundial, foi entregue ao pescador José Cardoso Lemos.
Ele é conhecido por resgatar 35 pessoas de uma embarcação que naufragou no dia 8 de setembro de 2022, nas proximidades da ilha de Cotijuba. O evento aconteceu na sede da organização, em Londres.
“Eu nunca pensei que um dia sairia do País para receber um prêmio por ter feito o que achava acerto, por ajudar as pessoas. Agradeço à Marinha do Brasil por ter ajudado nesse reconhecimento”, comentou José durante a cerimônia. No dia 8 de setembro de 2022, por volta das 8 horas da manhã, José se preparava para trabalhar com o filho e sobrinho próximo de Cotijuba.
Neste momento ele foi avisado por outro pescador que uma embarcação regional de transporte de passageiros havia naufragado próximo à sua posição.
Ele desatracou, imediatamente, com a embarcação e, ao chegar ao local do acidente, onde o barco “Dona Lourdes II” naufragou, deparou-se com a cena mais triste da vida.
Foto: Marinha do Brasil