‘ParáPet’ continua procedimentos para castração de cães e gatos em três UsiPaz

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Com a retomada do Programa “ParáPet”, o governo do Estado prossegue as programações para castração gratuita de animais domésticos. Na quarta-feira (22), a partir de 09 h, a equipe estará disponível, simultaneamente, para novas inscrições na UsiPaz Jurunas/Condor, UsiPaz Guamá e UsiPaz Terra Firme, em Belém. O cadastro do animal é feito pelo CPF do responsável, e as vagas são limitadas. O Programa garante o benefício a tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sem condições de arcar com as despesas do serviço veterinário, cuja renda familiar seja de até três salários mínimos.

É obrigatória a presença do animal, pois os exames pré-operatórios serão realizados no mesmo dia. Dependendo do resultado laboratorial, os animais estarão aptos ou não ao procedimento, que será executado na quinta e sexta-feira, e no sábado (23, 24 e 25).

É necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS) atualizado, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

Critérios – Para fazer o procedimento, o animal precisa ter entre 06 meses a 05 anos de idade; peso acima de 1 kg para felinos e 1,6 kg para caninos, além de estar em boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, elas não podem estar em período gestacional. O programa cobre somente o procedimento de castração, e não realiza cirurgias mais complexas.

Para a coleta de sangue dos pets, realizada no ato do cadastro, é solicitado jejum de 8 a 12 horas; cão brabo precisa usar focinheira, coleira e guia; para facilitar o transporte e diminuir o estresse do animal é recomendado que os felinos estejam em caixa de transporte, e para os animais aptos à cirurgia, o jejum é de 12 h, segundo recomendação veterinária.

O “ParáPet” é executado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e Fundação ParáPaz, e visa contribuir com o controle de zoonoses, evitando a proliferação de doenças e o crescimento desordenado de cães e gatos. É mais uma ferramenta para reduzir maus-tratos e abandono de animais. 

De acordo com o secretário de Cidadania Igor Normando, o programa tem como objetivo assegurar a saúde animal da população de baixa renda. “O Pará Pet permite que essas famílias tenham acesso a serviços de saúde animal de qualidade sem custo, evitando que seus animais de estimação adoeçam. Além disso, a iniciativa promove a conscientização sobre a importância do cuidado animal e da prevenção de doenças, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos animais e a saúde pública, em geral”, explicou Normando.

Serviço: Ação do Programa Programa “ParáPet”. Quarta-feira (22), na UsiPaz Jurunas/Condor – Travessa Quintino Bocaiúva; UsiPaz Terra Firme – Passagem Belo Horizonte, nº 56; UsiPaz Guamá – Avenida Bernardo Sayão, nº 4783, em Belém.

Por Agência Pará