O Pará aderiu à Operação Nacional “Shamar”, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, como parte das ações do “Agosto Lilás” — mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a iniciativa reforça medidas preventivas, ostensivas e repressivas para coibir casos de violência doméstica, familiar e feminicídios no estado, com atividades entre 1º de agosto e 4 de setembro de 2025.
Municípios como Marabá, Breu Branco, Cametá, São Miguel do Guamá, Muaná, Marapanim, Mãe do Rio, Abaetetuba e Capanema receberão ações específicas, incluindo reforço de equipes especializadas. A operação visa ampliar o atendimento a vítimas e intensificar a fiscalização, alinhando-se às políticas estaduais de proteção aos direitos das mulheres e redução da violência de gênero.
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
