Pará: Hydro é acusada de contaminar água e causar malformações em bebês

Repercutiu a ação movida por representantes de milhares de famílias no Pará contra a mineradora norueguesa Norsk Hydro, acusando-a de contaminar áreas de floresta e rios com substâncias tóxicas. Segundo a ação, o descarte incorreto de resíduos sólidos das operações da empresa no rio Murucupi provocaram problemas graves de saúde em moradores da região de Paragominas, inclusive com casos de malformação de bebês.

A Norsk Hydro opera uma refinaria, uma usina de fundição e uma mina de bauxita na cidade. Moradores do entorno dizem que a poluição causada pela Norsk Hydro, com despejo de resíduos de bauxita, chumbo e alumínio, deixou a água avermelhada. Um estudo do Instituto Evandro Chagas concluiu que, por causa da presença dessas substâncias, essa água não poderia ser consumida nem utilizada para recreação e pesca.

Assim, a subsistência das comunidades locais, dependente da pesca, também ficou comprometida. Folha e Valor publicaram uma tradução dessa reportagem.