Helder Barbalho, governador do Pará, anunciou um conjunto de medidas voltadas para o progresso social e a luta contra a fome no estado. A ação, conduzida em colaboração com o governo federal, representa um dos maiores esforços do Brasil para combater as desigualdades sociais e aprimorar os níveis de segurança alimentar.
“Todos temos a missão de garantir que o combate à pobreza esteja no centro das agendas do governo do estado, do governo federal e dos municípios”, destacou o governador durante a cerimônia. Uma das principais iniciativas apresentadas foi o programa “Pará Sem Fome”, que assinou um decreto com o objetivo de garantir uma alimentação saudável e adequada para aqueles em situação de insegurança alimentar.
O projeto recebeu um investimento inicial de R$ 1,6 milhão e visa desenvolver e expandir ações que diminuam a fome, incentivando a captação de recursos e contribuições. Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, elogiou as ações do governo sobre a redução da fome e da pobreza. Ao longo da cerimônia, várias promessas foram firmadas, incluindo a execução de 266 unidades de sistemas de saneamento residencial.
Essas estruturas têm como objetivo aprimorar as condições sanitárias e o armazenamento de água, favorecendo mais de 1.900 indivíduos em várias cidades, como Anajás, Chaves e Ponta de Pedras. O evento também teve como foco principal a inclusão social, através da adesão ao Plano Nacional para Pessoas com Deficiência. A meta é consolidar as políticas de acessibilidade e cidadania, assegurando direitos e aprimoramentos nas condições de vida dos indivíduos com deficiência no estado.
Ademais das ações direcionadas à alimentação, o governo disponibilizou cinco caminhões-baús para a implementação do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), fomentando o acesso à alimentação e estimulando a agricultura familiar.
Foto: Marco Santos / Ag. Pará