marketing digital

Você é um comerciante ou tem um negócio qualquer e quer atrair clientes usando marketing digital, afinal é tendência e todo mundo está falando disso, correto?

Você é um comerciante ou tem um negócio qualquer e quer atrair clientes usando marketing digital, afinal é tendência e todo mundo está falando disso, correto?

Aí o próximo passo é procurar uma agência ou um profissional que cuide de suas redes sociais e está resolvido?

Errado. O marketing digital vai muito além disso e acredite, não é o jeito correto de iniciar. O modo mais sensato é começar pela infraestrutura digital. Os canais ideais para gerar vendas ou possibilidades de vender variam de acordo com o negócio. Sendo, assim vender seguros pode encontrar boa performance em Google Ads que trabalha com buscas, enquanto cosméticos pode encontrar mais clientes distribuindo conteúdos sobre maquiagem.

Existe um tipo de ação em que praticamente todo negócio se converge: o conteúdo. Conteúdos são artigos, vídeos, infográficos, slide shows, galerias de fotos e tudo isso orbita na esfera de divulgação de quase tudo. A internet é movida à conteúdo.

Recentemente observei uma marca de cachaça que usou a seguinte estratégia: contratou um influencer humorista e passou a distribuir memes no Tik Tok. Genial, cachaça está sem associada a humor, é uma bebida típica na classe C que é um público que impera no Tik Tok. Uma cachaça conhecida não precisa vender garrafas pela internet, onde o frete ficaria mais caro que o produto, ela precisa ser lembrada na hora. Ponto pro marketing.

Resumindo, antes de contratar qualquer ação de marketing digital pense que conteúdos agradariam seu público alvo. Isso nem é tão difícil, façamos um exercício:

  • Roupas e acessórios: Fotos, modelos, vídeos
  • Seguros e planos de saúde: simuladores de valor
  • Empresas que vendem para empresas: cases de sucesso

e assim por diante…

Existem centenas de tipos de ações de marketing digital, mas se você não souber que conteúdo serve pro seu público, você não vai conseguir tomar as melhores decisões e vai ocorrer a fatalidade que todo pequeno empresário teme quando se mete com o marketing: perder dinheiro.

Existe um tipo de ação em que praticamente todo negócio se converge: o conteúdo. Conteúdos são artigos, vídeos, infográficos, slide shows, galerias de fotos e tudo isso orbita na esfera de divulgação de quase tudo. A internet é movida à conteúdo.

Recentemente observei uma marca de cachaça que usou a seguinte estratégia: contratou um influencer humorista e passou a distribuir memes no Tik Tok. Genial, cachaça está sem associada a humor, é uma bebida típica na classe C que é um público que impera no Tik Tok. Uma cachaça conhecida não precisa vender garrafas pela internet, onde o frete ficaria mais caro que o produto, ela precisa ser lembrada na hora. Ponto pro marketing.

Resumindo, antes de contratar qualquer ação de marketing digital pense que conteúdos agradariam seu público alvo. Isso nem é tão difícil, façamos um exercício:

  • Roupas e acessórios: Fotos, modelos, vídeos
  • Seguros e planos de saúde: simuladores de valor
  • Empresas que vendem para empresas: cases de sucesso

e assim por diante…

Existem centenas de tipos de ações de marketing digital, mas se você não souber que conteúdo serve pro seu público, você não vai conseguir tomar as melhores decisões e vai ocorrer a fatalidade que todo pequeno empresário teme quando se mete com o marketing: perder dinheiro.