Novas medidas de prevenção da pandemia são anunciadas pelo presidente da Alepa

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Na tarde desta quarta-feira, 03, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) anunciou que terá novas medidas preventivas para reduzir a proliferação do coronavírus nas dependências do Palácio da Cabanagem, sede do Parlamento Paraense.

As informações foram das pelo presidente da Casa de Leis, deputado Chicão, após reunião com deputados para ouvir orientações da infectologista Dra Helena Brígido, mestra em Medicina Tropical e professora da Universidade Federal do Pará e Centro Universitário do Pará (Cesupa).

Chicão garantiu que esforços estão sendo feitos. “Estamos tomando essas medidas como forma de proteger a vida das pessoas: dos servidores e de todos que frequentam a Alepa. Vamos publicar um Ato ainda hoje com essas restrições para preservar a saúde e manter o funcionamento da Casa”, afirmou.

Entre as providências tomadas estão a restrição de acesso do público externo. O regime de trabalho nos gabinetes terá a redução de funcionários, mantendo apenas àqueles que são essenciais para o funcionamento das atividades. As Sessões Ordinárias serão mantidas de forma presencial, mas somente os parlamentares deverão permanecer no plenário durante os trabalhos.

As comissões poderão realizar suas reuniões normalmente, desde que mantenham um número reduzido de funcionários durante os encontros. O acesso do público às galerias será mediante credenciamento para manter o menor número de pessoas presentes no local e assim evitar aglomerações nos espaços internos da Alepa.

A higienização também será reforçada nos gabinetes, plenário, galerias, presidência e em todos os departamentos da Casa já na próxima semana, com a realização de sanitização na segunda e terça–feira. Portanto, a sessão ordinária acontecerá na quarta – feira (11.03), seguindo todas as recomendações de prevenção definidas pela presidência em conjunto com os parlamentares.