Nível do Rio Tapajós sobe e fica a 21cm da cota de alerta após chuvas fortes em Santarém

Além de causar uma sequência de estragos em diversos pontos da cidade, as fortes chuvas que caíram sobre o município de Santarém, no oeste do Pará, na noite de segunda (21) e madrugada desta terça-feira (22), fez também o nível do rio Tapajós subir e se aproximar da cota de alerta.

A chuva de 120 milímetros (mm) registrada na área urbana de Santarém entre as 21h de ontem, 21, e as 07h desta terça-feira, 22, é a maior do ano em um único dia até o momento. De acordo com o boletim diário divulgado nesta manhã pela Defesa Civil Municipal, a régua da Agência Nacional das Águas (ANA), no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), chegou a 6,89 metros. Em 48 horas, o nível do Tapajós subiu 15 centímetros.

No último dia 19, por exemplo, rio marcava 6,74 metros. A cota de transbordo é de 7,10 metros. Ainda de acordo com o boletim, em relação ao mesmo período do ano passado, a medição mostra que o nível do rio está 23 centímetros abaixo, mesma marca registrada em 2014. 

Já na comparação com a maior cheia em 2009, a medição está 29 centímetros menor. Equipes da Defesa Civil Municipal passaram a manhã percorrendo diversos bairros da cidade, mensurando os danos causados pela forte chuva das últimas horas, que deixou um rastro de destruição e prejuízos para moradores e comerciantes. 

Outros pontos da orla também ficam alagados. No bairro Caranazal, o muro da AABB caiu e causou estragos a alguns imóveis particulares vizinhos ao clube. A proprietária de um dos imóveis cobrou pelos danos à sua moradia. Na rua Bauru, também no bairro Aparecida, a força da chuva arrancou o asfalto da via e abriu uma enorme cratera.

Foto: redes sociais