Uma pesquisa inicial realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta um aumento de 9,52% no preço dos ovos de chocolate este ano. A elevação é inferior à observada em 2024, período em que esses produtos apresentaram um aumento de 10,33% nos preços às vésperas da Páscoa.
Com o aumento observado em 2025, a alta acumulada dos ovos de Páscoa nos últimos três anos atingiu 43%. Conforme a pesquisa, o chocolate registrou um aumento de 27,09% durante este ano. Os chocolates apresentaram um crescimento de 13,58%. Outro alimento bastante apreciado durante a época da Páscoa, o bacalhau teve um aumento de 3,91% em relação ao ano anterior.
Uma matéria publicada pelo Estadão neste mês já previa um aumento de aproximadamente 10% nos preços dos ovos em comparação ao ano anterior. O progresso é influenciado, entre outros aspectos, pelo aumento de 200% no preço do cacau em dólar, que alcançou o valor mais alto em 50 anos no mercado global.
Informações fornecidas pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) apontam que foram produzidos neste ano 45 milhões de ovos, um número 22,5% inferior ao do ano passado, quando foram produzidos 58 milhões de unidades. Em contrapartida, a gama de outros produtos que também contêm chocolate cresceu de 611 tipos em 2024 para 803 neste ano, um crescimento de 31,5%.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil