Nélio Aguiar alcança 55% de aprovação em 100 dias de governo em Santarém

Segundo nova pesquisa Destak/Blog do Jeso concluída na quarta-feira (14), os 100 primeiros dias de gestão do segundo mandato do prefeito Nélio Aguiar (DEM), de Santarém (PA), têm aprovação de 55% de aprovação. O levantamento consultou 686 pessoas, entre os dias 12 e 14, através de questionário eletrônico do aplicativo QuestionPro, com filtro em que apenas uma pessoa por ID (aparelho) pode responder.


O percentual de desaprovação do governo chegou 27%, enquanto que 18% responderam “não sabem/não opinaram”. Na eleição do ano passado, Nélio Aguiar foi reeleito com 43,01% dos votos válidos; Maria do Carmo (PT), em 2º, teve 36,8%. Com relação à gestão do médico otorrino no enfrentamento da pandemia do vírus Sar-CoV-2, a população avalia que o desempenho dele, no geral, é regular (67%). 25% considera ótimo/bom e 8% ruim/péssimo.

Comparada com a pesquisa realizada em fevereiro deste ano, percebe-se uma queda acentuada no rendimento do prefeito santareno. A avaliação ótimo/bom naquele mês era de 70% – 45% a mais que atualmente. O mês de março foi o mais letal da pandemia da covid-19 até agora em Santarém. Por conta do número de infectados, foi reaberto o hospital de campanha na cidade.