Natura e Ultragaz firmam parceria para expandir o uso de biometano e diminuir as emissões de carbono

Com a meta pública de eliminar as emissões de carbono nos escopos 1 e 2 até o término desta década, a Natura estabeleceu uma colaboração pioneira com a Ultragaz para expandir a troca de combustíveis fósseis por gás biometano em sua unidade de produção de cosméticos e perfumes, localizada em Cajamar (SP).

A parceria entre as duas companhias implica na construção de um centro de armazenamento e distribuição para suprir as caldeiras e a frota de caminhões utilizados pela Natura, que iniciará suas operações em maio de 2025.

A Natura, ao utilizar biometano em suas caldeiras e na sua logística, conseguirá diminuir em 20% as emissões de carbono do seu complexo industrial. O biometano, um gás produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, tais como resíduos urbanos, resíduos agrícolas e resíduos industriais, é reconhecido como uma opção ecológica em relação aos combustíveis fósseis.

O processo fomenta a economia circular ao converter os resíduos operacionais em energia renovável, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa e auxiliando na mitigação das alterações climáticas, além de fomentar uma matriz energética mais sustentável e variada.

Foto: divulgação