Foto: Reprodução/Fox News
O ator Val Kilmer, conhecido por filmes icônicos como Top Gun (1986), Batman Eternamente (1995) e Fogo Contra Fogo (1995), faleceu na última terça-feira (1º), aos 65 anos, vítima de pneumonia. A confirmação foi dada por sua filha, Mercedes Kilmer, ao The New York Times.
Kilmer iniciou a carreira nos anos 1980 e conquistou fama mundial como o piloto Tom “Iceman” Kazansky em Top Gun, ao lado de Tom Cruise. Sua interpretação do vocalista Jim Morrison em The Doors (1991) consolidou-o como um dos grandes talentos de Hollywood. Em 1995, assumiu o manto do Homem-Morcego em Batman Eternamente, deixando sua marca no universo do herói.
Dono de uma filmografia diversa, Kilmer também brilhou em O Príncipe do Egito (dando voz a Moisés), Beijos e Tiros (2005) e, mais recentemente, reprisou seu papel em Top Gun: Maverick (2022).
Em 2017, revelou ter enfrentado um câncer na garganta, que afetou sua voz. Sua trajetória foi documentada no aclamado Val (2021), que mostrou sua luta pela saúde e sua paixão pelo cinema.
Kilmer deixa um legado como um dos atores mais carismáticos de sua geração, lembrado por personagens inesquecíveis e uma presença marcante na cultura pop.