Nesta quarta-feira (7), os cardeais participaram de uma missa na Basílica de São Pedro, antes do começo do conclave. O cardeal Giovanni Battista Re presidiu a cerimônia ‘Missa Pro Eligendo Pontifice’, enfatizando que a escolha do novo papa é um “ato de grande responsabilidade tanto humana quanto eclesiástica”. O sacerdote também encorajou os devotos a rezarem com fé, prestarem atenção ao Espírito Santo e cultivarem a comunhão fraterna.
“Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar sua luz e sua força, a fim de que seja eleito o Papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história”, afirmou o cardeal Giovanni. Durante a missa, todos os cardeais vestiram batinas vermelhas e a mitra branca, que foi removida em determinados momentos. A basílica, vista como a maior igreja global, ficou repleta.
Alguns devotos se comoveram e derramaram lágrimas ao ouvir o coral cantar músicas sagradas. Os cardeais se dirigirão à Casa Santa Marta para almoçar e, em seguida, serão conduzidos ao Palácio Apostólico, onde serão recebidos em procissão até a Capela Sistina, às 15h45. Nesta quarta-feira, às 16h30 em Roma (11h30 em Brasília), a Capela Sistina será fechada para a eleição de um novo papa. Para ser eleito, ele precisa do apoio de pelo menos dois terços dos cardeais.
Foto: instagram @ vaticannewsit