Foto: Luiz André Oliveira// Arquivo pessoal
A retomada das atividades econômicas foram essências para o aumento dos contratos.
Há 1 ano e meio, a estudante do quinto período de jornalismo Quezia Dias estava à procura de um estágio. Mesmo com a pandemia e a escassez de vagas ela não desistiu, e há um mês finalmente foi contratada.
“Eu já não tinha esperança desse estágio, fiquei bem surpresa e feliz, não somente por conseguir uma remuneração para ajudar em casa, mas também porque ia exercer e ter no currículo uma entrada no mercado de trabalho”, enfatiza.
Com a retomada das atividades econômicas, o mercado de estágio voltou a crescer depois de uma queda significativa no primeiro semestre de 2020. Só em setembro, foram registradas 16 mil contratações em todo o Brasil, segundo a pesquisa do CIEE- Centro de Integração Empresa- Escola.
Em abril, mês que foi decretado o fechamento do mercado econômico, houve uma queda de 77% nas contratações, comparado ao mesmo período do ano passado. Em maio desde ano, os números são maiores, houve uma queda de 92% no índice de produção dos contratos. Esse cenário só começou a mudar no mês de junho, como explica o Supervisor do CIEE no Pará, Luiz André Oliveira.
“Se compararmos o 2º trimestre (Abril, Maio e Junho) com o 3º trimestre (Julho, Agosto e Setembro) do ano em curso, tivemos um crescimento de 252% no índice de contratação. Claro que se fizermos a comparação dos dois trimestres isoladamente, com o mesmo período do ano anterior, podemos constatar que o impacto negativo é significativo.
Contudo, o que se pretende demonstrar com a verificação dos resultados obtidos no comparativo é que a economia deu sinais de recuperação gradativa”, esclarece.
De acordo com o supervisor do CIEE, o nível de impacto e perspectivas de recuperação variam entre as realidades de cada país e dependem da efetividade das medidas emergenciais adotadas pelo governo. “ É sempre importante lembrar, sem desconsiderar é claro os efeitos catastróficos que a pandemia trouxe, que sempre podemos tirar lições de grandes crises. Neste contexto, sempre há empreendedores capazes de transformar realidade. Historicamente, empresários enxergam oportunidades em períodos pouco atrativos ou de incertezas. Em razão disso, e dos sinais que temos testificados, acreditamos que a tendência para o estágio é de crescimento gradativo, no ritmo da retomada da economia”, afirma.
Prevenção e inovação
Nos últimos 3 anos, o CIEE passou por mudanças em seus processos e inovações tecnológicas. Assim, o estudante não precisa mais se deslocar até a unidade para realizar o cadastro ou participar do processo seletivo, todas as etapas podem ser feitas pela internet, pelo site www.ciee.org.br.
Por Rebeca Costa, Revista Bacana