Está despencando há 14 dias o índice de óbitos por Covid-19 no Brasil. No levantamento feito por VEJA, o país apresentou, neste domingo, 5, média móvel de 617,1 casos, com índice de -21,01% de variação em comparação aos números registrados há duas semanas, em 22 de agosto.
Segundo infectologistas, o ponto de inflexão para que se altere a tendência da pandemia está fixado em 15%, para mais ou para menos. O índice deste domingo é, ainda, o menor registrado desde 28 de dezembro, antes de a segunda onda da pandemia se instalar no Brasil.
A melhora atual nos números deve-se, sobretudo, ao avanço na campanha de vacinação: mais de 200 milhões de doses de vacina já foram aplicadas em todo o país. Na média móvel de casos, o cenário no Brasil também é de queda. Com índice de 21.280,6 neste domingo, 5, há queda de 27,96% no comparativo com duas semanas atrás.
A curva de contaminação não tem alta há 68 dias. O cálculo da média móvel feito por VEJA consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia. Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 12.915 novos diagnósticos positivos e 266 novos óbitos por Covid-19. Em toda a pandemia, são 20.890.779 contaminados pelo vírus e 583.628 vítimas fatais em todo o território nacional.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil