Foto: Thalita Garcia/Ascom CIIR
Usuários e seus acompanhantes, além de funcionários do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) receberam na sexta-feira (04) a visita do Mascote do Campeonato Paraense de Futebol, o pirarucu “Xibé”, que está com um agenda social pelas instituições parceiras, visando fortalecer a valorização do futebol paraense. Acompanhados por membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o Mascote e a equipe da TV Cultura do Pará conheceram os diversos setores da instituição, destinada ao tratamento de pessoas com deficiência física, mental, visual, auditiva e intelectual, de todas as faixas etárias.
O usuário Caio Alves, 7 anos, e sua mãe, Carolaine Pontes Alves, gostaram da visita do Mascote do Parazão. “Só o fato dele sorrir já me faz feliz. O dia foi ótimo. Obrigada pela iniciativa”, disse a mãe de Caio, enquanto aguarda o menino fazer a cirurgia do pé torto, por meio do Programa Doenças Ortopédicas da Infância, iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Programa foi lançado em setembro de 2020, e conta com as parcerias do CIIR e Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no Distrito de Icoaraci, em Belém.
Novidade – O diretor de Marketing da Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), Cândido Garcia, agradeceu a recepção à equipe da TV Cultura e ao “Xibé”, que fez sucesso especialmente entre as crianças, nas áreas de atendimento à reabilitação e demais setores do CIIR.
“As visitas do Xibé (nome da mistura de farinha de mandioca e água ingerida pelos paraenses principalmente com alimentos salgados) são uma novidade do campeonato este ano. Servem para divulgarmos ainda mais a competição entre nossos parceiros, sejam eles comerciais, como no caso dos patrocinadores, ou institucionais, como hemocentros, hospitais e ONGs. Sempre foi nossa intenção levá-lo ao CIIR, por se tratar de uma instituição importantíssima na recuperação de uma parcela considerável da nossa sociedade. Aproximá-lo das crianças, principalmente, é uma forma simpática de humanizar o Parazão e transformar o dia de quem é atendido no Centro”, ressaltou Cândido Garcia.
A escolha do pirarucu como símbolo da competição é um alerta ao risco de extinção que a espécie nativa da região corre por conta da pesca predatória e o uso do couro do pirarucu como artigo de moda. Por ser o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu também representa a riqueza da fauna local.
Atendimento – Referência na assistência de média e alta complexidade na Região Norte, o CIIR exerce um importante papel no atendimento de pessoas com deficiência (PcD) na região. Em 2021, foram realizados mais de 260 mil atendimentos e procedimentos pela equipe multiprofissional. Segundo pesquisa interna, mais de 95% dos usuários relataram satisfação no atendimento oferecido pela equipe multiprofissional do Centro.
Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.
Texto: Vera Rojas – Ascom/CIIR