Nesta semana, as equipes conjuntas que integram o grupo operacional da Base Fluvial Candiru, ligada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), conduziram mais iniciativas de combate à delinquência na rede fluvial do Pará. Na quarta-feira (21), e na quinta-feira (22), ocorreu a execução de um mandado de prisão contra um indivíduo e a apreensão de uma arma de fogo e munições, respectivamente.
A Base está situada em uma posição estratégica no Rio Amazonas, perto de Óbidos, na região do Baixo Amazonas. Durante a inspeção diária na embarcação “Catamarã Rondônia”, na quarta-feira, os agentes consultaram os sistemas de pesquisa para identificar um mandado de prisão em aberto contra um homem devido a pensão alimentícia, emitido pela 8a Vara de Família do Tribunal de Justiça do Amazonas.
A embarcação navegava de Manaus, capital do Amazonas, até Belém. O indivíduo foi levado até a Estação Fluvial, onde foi apresentado às autoridades policiais apropriadas. Pela madrugada de quinta-feira, agentes do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), em conjunto com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Receita Federal, realizaram uma inspeção e busca na embarcação “F/B Santo Antônio VI”, que se deslocava de Juruti, no Pará, até Santarém.
Eles encontraram um revólver calibre 32, com seis munições intactas. Possivelmente, o armamento foi deixado de lado após o portador perceber o começo da fiscalização. A patrulha fez buscas pelo possível dono, porém, devido ao grande movimento de pessoas e ao ambiente de circulação livre, a identificação não pôde ser finalizada. A arma foi confiscada e entregue às autoridades para a realização dos procedimentos apropriados.
Foto: Agência Pará