Mais de 74 mil cirurgias foram realizadas no Pará em 2023

Até setembro deste ano, 74.818 cirurgias foram realizadas em hospitais e unidades vinculadas ao governo estadual, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Trata-se de um número que supera em quase 15% ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 68.681 cirurgias.

A sondagem contempla a somatória de cirurgias de urgência e as chamadas de eletivas, que são programadas pelo médico mediante agendamento de dia e o horário para sua realização, e conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.

Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde (MS), e consideram os procedimentos até o mês de setembro já que o MS solicita aproximadamente três meses para avaliar os dados fornecidos pelos Estados. 

Na avaliação da Sespa, o número elevado de pessoas que foi inserido no sistema de regulação estadual para as cirurgias, nesses últimos quatros anos, evidencia um sistema acolhedor e que foi aprimorado em função da abertura de sete hospitais estaduais durante esse período.

São eles: Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (Icoaraci), Hospital Regional Público de Castanhal, Hospital Regional do Tapajós (Itaituba), Hospital Regional Público do Caetés (Capanema), Hospital Público Geral Castelo dos Sonhos, Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa (Abaetetuba) e o Hospital Regional da PA-279 – Ourilândia do Norte. 

Foto: Agência Pará