Mais 50 leitos de Covid são entregues no Hospital Abelardo Santos pelo Governo do Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), entregou, nesta sexta-feira (12), mais 50 leitos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS). O governador do Pará, Helder Barbalho, e o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, visitaram a unidade para verificar as instalações que foram montadas em 24h para iniciar os atendimentos e já atende 10 pacientes em leitos de UTI e 2 em leitos clínicos.

Também serão ampliados mais 10 leitos na Fundação Santa Casa do Pará e outros 20 leitos clínicos serão transformados em UTIs no Hospital de Campanha do Hangar. Em todas as unidades, a entrada de pacientes ocorrerá via sistema de regulação, encaminhada pelo município. Ao todo, 295 leitos já foram abertos desde o dia 4 de março, após mudança de bandeiramento em todo Estado para a cor vermelha.

Para Helder Barbalho, a estratégia de ampliar a oferta de leitos busca garantir a assistência para aqueles que necessitem dos serviços públicos de saúde com atendimentos específicos para Covid-19. “Esse é um esforço coletivo, para que o estado do Pará e todos os paraenses possam vencer a Covid-19”, ressaltou o governador.

“Neste momento, além de estarmos atuando com o Hospital de Campanha do Hangar, estamos ampliando a oferta no Abelardo, já abrindo 50 leitos e, a partir do início da próxima semana, mais 50 leitos estarão disponíveis, portanto reforçando esta estrutura. Ao tempo em que estamos reforçando a estrutura de saúde, faço um apelo à população, que possa continuar a nos ajudar, que cada um possa contribuir usando máscara, higienizando as mãos, evitando aglomeração e evitando que esteja exposto ao vírus e, consequentemente, possa vir a precisar de um atendimento de saúde”, disse Helder.