A Bvlgari abriu uma nova fábrica de joias em Valenza, no norte da Itália, expandindo sua capacidade produtiva e se estabelecendo como a maior fábrica de joias de marca exclusiva global. O espaço, agora com 33 mil metros quadrados, integra um projeto de expansão que começou em 2017, quando a empresa inaugurou a primeira etapa da fábrica, com uma área de 14 mil metros quadrados.
A nova instalação possibilitará que a Bvlgari dobre sua capacidade produtiva até 2029, resultando em um crescimento no quadro de pessoal. De 370 funcionários em 2017, espera-se um aumento para entre 1.600 e 1.700 empregados até 2029, gerando mais de 1.200 novas vagas de emprego. No momento, a unidade emprega 1.128 colaboradores de 31 nacionalidades, sendo 55% deles mulheres.
A estrutura engloba unidades produtivas especializadas em diversas fases do processo de produção de joias, com uma estrutura que imita um atelier autônomo, com grupos de 20 a 25 artesãos encarregados da confecção de cada item. Adicionalmente, a Bvlgari criou uma nova escola de joalheria, a Scuola Bvlgari, em colaboração com a TADS (Tarì Design School), que proporcionará formação prática e teórica, com a expectativa de formar 80 novos estudantes anualmente.
O projeto da fábrica adota uma abordagem sustentável, com a instalação de 4.100 painéis solares que suprem 50% da demanda energética do local. O restante é provido por energia produzida em colaboração com fazendas locais, por meio de sistemas geotérmicos e painéis solares. Também foi concedida à fábrica a certificação LEED Gold, que atesta a sustentabilidade das edificações.
Foto: divulgação