Madri sofre com apagão e enfrenta colapso

Nesta segunda-feira (28), um corte de energia elétrica afetou vastas áreas da Espanha e de Portugal. O apagão afetou aeroportos e estações ferroviárias nos dois países. As companhias de transporte informam sobre atrasos e limitações nas operações. Também ocorreram interrupções nas telecomunicações. Existem problemas comuns para chamadas de voz.

O WhatsApp funciona com uma velocidade reduzida. Os sistemas de pagamento e caixas eletrônicos ficaram indisponíveis. Existem relatos de congestionamentos em grandes metrópoles, como Madri, causados por problemas nos semáforos.

A operadora da rede elétrica espanhola anunciou às 12h30, cinco horas após o apagão, que o fornecimento de energia havia sido restabelecido “em regiões da Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia”. Ainda não se conhece a causa oficial do apagão. Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, afirmou que uma “forte oscilação” na rede elétrica europeia resultou em um problema na distribuição de energia.

No entanto, o que se esconde por trás dela continua sendo investigado, e nenhuma hipótese foi descartada. De acordo com o chefe do governo português, Luis Montenegro, não existem evidências de que o erro tenha sido resultado de um ataque cibernético.

Foto: @noticias24net