Na noite da terça-feira, 25, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que está avaliando o envio de agentes da Força Nacional para a usina hidrelétrica de Belo Monte, localizada em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. No local, pescadores reivindicam indenizações por danos causados à pesca devido a uma suposta poluição do rio Xingu.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveia, solicitou na segunda-feira, 24, que os agentes aumentassem a segurança das instalações após os pescadores “ameaçarem invadir a usina”. De acordo com o ministro Alexandre, a solicitação foi feita como uma medida preventiva devido à relevância da usina na produção de energia limpa e renovável para o sistema nacional.
“A usina será uma das responsáveis pela geração de energia elétrica e a segurança energética durante a COP30, que ocorrerá em novembro, no Pará”, disse o ministro. Os pescadores do rio Xingu realizaram uma manifestação perto da casa de força principal da hidrelétrica no último dia 18. Eles chegaram ao local usando pequenos barcos perto da ponte na BR-230, onde estão em operação 18 turbinas da usina.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil