Jarbas Vasconcelos e Seduc implantam projeto “Educação 100% Liberdade”, no Presídio Estadual Metropolitano II

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançaram, na tarde da última terça-feira (15), no Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), no Complexo Penitenciário de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, o projeto “Educação 100% Liberdade”, que visa garantir que todos os internos da casa penal tenham acesso à educação, seja no nível de alfabetização, Ensinos Fundamental e Médio, além do ensino superior e técnico, por meio da modalidade Ensino a Distância (EAD), oferecido através do Sistema Educacional Interativo (SEI), desenvolvido pela Seduc.

Atualmente, com base em dados da casa penal, o PEM II conta com 378 internos, dos quais 76% já estão envolvidos com atividades de educação. Os demais serão incluídos a partir de agora, com a execução do projeto. Esta é a primeira unidade prisional da Região Metropolitana de Belém a receber o “Educação 100% Liberdade”. A iniciativa já foi implementada no ano passado, no Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC), no Baixo Tocantins, beneficiando os 99 internos do local. O objetivo é ampliar o acesso à educação e, por consequência, a mudança da perspectiva de vida dos custodiados.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, ressaltou a importância da educação para que a ressocialização, de fato, possa existir, retomando a experiência bem-sucedida do “Educação 100% Liberdade” no município de Mocajuba, e ressaltou que o objetivo da SEAP é levar o projeto para todas as 49 casas penais do Pará. “Hoje, em todo o sistema, nós temos mais de 300 pessoas privadas de liberdade aptas para cursar o ensino superior e isso, para nós, representa uma grande vitória”, frisou.

Por Agência Pará

Foto: divulgação