O anfiteatro do Memorial dos Povos foi palco de um debate sobre o carimbó, considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e uma das mais fortes expressões culturais de Belém e do estado do Pará. O encontro foi realizado na noite da quarta-feira, 16, e faz parte da programação da Prefeitura de Belém para comemorar os 20 anos do lançamento do filme Chama Verequete.
O debate foi iniciado pelo presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho, que expressou um pouco da importância do carimbó para o cenário cultural de Belém. Em seguida, o filme Chama Verequete foi exibido, para homenagear o maior representante do ritmo, o mestre Verequete. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou a exibição do curta-metragem ao lado do diretor do longa, Luiz Arnaldo Campos.
Para fechar a programação, o grupo Uirapuru se apresentou no anfiteatro, com diversas composições do mestre Verequete. O Grupo foi criado pelo músico e alguns dos seus componentes são familiares de Verequete.
Por Agência Belém
Foto: Marcos Barbosa/Comus