Inscrições para o CNU 2025 começam com novidades e 3.652 vagas

Conhecido como “Enem dos Concursos”, processo seletivo unificado oferece oportunidades em 32 órgãos federais com taxa única de R$ 70

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 foram abertas nesta quarta-feira (2) e seguem até 20 de julho. Com 3.652 vagas em 32 órgãos federais, o certame mantém a taxa única de R$ 70 para todos os cargos, sejam de nível médio ou superior. Os candidatos que precisam de isenção têm até 8 de julho para solicitar o benefício, disponível para cadastrados no CadÚnico, doadores de medula óssea e beneficiários de programas como Prouni e Fies.

Como funciona:

  • Provas: Primeira etapa (objetiva) em 5 de outubro; segunda fase (discursiva) em 7 de dezembro
  • Blocos temáticos: Nove opções, incluindo Administração (1.171 vagas) e Seguridade Social (789 vagas)
  • Cotas: 35% das vagas reservadas para PCDs, negros, indígenas e quilombolas

Novidade: Equiparação de gênero na convocação para a segunda fase

Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site da FGV, organizadora do concurso. Diferentemente da primeira edição, desta vez não é possível concorrer a mais de um bloco – o sistema considerará válida apenas a última inscrição confirmada. As oportunidades estão distribuídas por todo o país, com destaque para o Distrito Federal (2.089 vagas), sede da maioria dos órgãos federais. Mais informações: 0800 591 0452 ou [email protected].

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil