Exame será aplicado em 26 de outubro com inscrições de 14 a 25 de julho; taxa custa R$ 85 e há isenção para baixa renda e concluintes de licenciatura
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (17) as regras para a Prova Nacional Docente (PND) 2025, chamada de “CNU dos Professores”. O exame, que será realizado em 26 de outubro, avaliará conhecimentos gerais e específicos de candidatos a concursos públicos para o magistério em todo o país. As inscrições custam R$ 85 e poderão ser feitas entre 14 e 25 de julho, com isenção disponível para estudantes de licenciatura, cadastrados no CadÚnico ou doadores de medula óssea.
- A prova terá duração de 5h30 e será composta por:
- 30 questões de formação geral + 1 redação discursiva
- 50 questões específicas (de acordo com a área escolhida na inscrição)
Estados e municípios que aderiram ao programa até 15 de junho poderão usar o resultado como etapa única ou complementar em seus processos seletivos. Os candidatos aprovados terão os resultados divulgados em 10 de dezembro, mas ainda precisarão se inscrever nos editais locais. A PND segue o mesmo modelo teórico do Enade das Licenciaturas, aplicado desde 2024.
Foto: Sumaia Vilela / Agência Brasil

