Imposto para carros elétricos são retomados

A retomada do imposto de importação (IPI) para carros elétricos já começou desde o primeiro dia janeiro de 2024, informou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

A retomada que vai compensar o programa de mobilidade verde lançado agora. No dia 30 de dezembro, o governo editou uma medida provisória (MP) que cria o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), com incentivo aos veículos sustentáveis.

O programa prevê incentivos fiscais para que as empresas invistam em descarbonização. Os benefícios serão dados em um ciclo de quatro anos, com os valores convertidos em créditos financeiros, totalizando mais de 19 bilhões em créditos concedidos.

O primeiro incentivo, de 2024, será de R$ 3,5 bilhões. Carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in comprados fora do país voltarão a ser gradualmente tributados com imposto de importação a partir de janeiro, segundo decisão do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) anunciada em novembro.

Foto: José Cruz – Agência Brasil