ICMBio revela que mais de 200 espécies da fauna amazônica estão em ameaça de extinção

De acordo com dados do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (Salve), lançado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Amazônia, 225 espécies da fauna estão em situação de ameaça de extinção — esse número corresponde a 3,3% das espécies do bioma amazônico.

Desse total, 169 tipos — entre aves, mamíferos, répteis, entre outros — estão no Pará.. Entre os animais em risco estão: onça-pintada, tamanduá-bandeira, peixe-boi-da-amazônia, ararajuba e a anta, classificados como “vulneráveis”.

Já espécies de peixe como Acari, estão “criticamente em perigo”. Também de acordo com o balanço do ICMBio, em todo o país, quase 1.300 animais da fauna dos sete biomas do país — Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Marinho — estão em situação de ameaça.

Somente na região amazônica, o panorama das espécies que se encontram nas três subclassificações de risco está distribuído da seguinte forma: 139 espécies categorizadas como “vulnerável”; 48 “em perigo”; e 38 “criticamente em perigo”. Já no Pará, 105 tipos estão apontados como “vulnerável”; 33 em “perigo”; e 31 “criticamente em perigo”.

Espécies da fauna ameaçadas de extinção na Amazônia

Criticamente em Perigo (CR): 38 espécies

Em Perigo (EN): 48 espécies

Vulnerável (VU): 139 espécies

TOTAL: 225 espécies ameaçadas (3,3% das espécies do bioma amazônico)

Foto: Agência Brasil