Helder Barbalho, governador do Pará, ressaltou os progressos nos preparativos para a COP30 nesta segunda-feira (26), no Fórum ‘Veja na COP30’, organizado pela revista da editora Abril em São Paulo (SP). Ele notou que existem mais de 30 projetos em execução em Belém, criando mais de 5 mil postos de trabalho e favorecendo 900 mil indivíduos. A conclusão de 84% do Parque da Cidade, local da Conferência do Clima em novembro, indica que a cidade estará pronta para acolher o evento global em novembro deste ano.
Na segunda-feira, em São Paulo, o fórum contou com a presença de empresários, jornalistas e outros representantes do setor privado. O governador apresentou um panorama completo dos progressos das obras. Ele enfatizou projetos como o do Parque da Cidade, que receberá a Zona Verde e a Zona Azul durante a COP, bem como o Porto Futuro II, o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, a edificação de novos hotéis, a Vila COP30, entre outras iniciativas que preparam a capital paraense.
O governador ressalta que os serviços estão presentes em Belém, do centro à periferia da cidade. “Nós temos um conjunto de mais de 30 obras que estão sendo realizadas na nossa capital, e é importante que nós possamos destacar a preocupação e o cuidado para que estas obras possam alavancar a qualidade de vida na cidade como um todo, portanto, fazendo com que as intervenções beneficiem a periferia e o centro”, destacou Helder Barbalho.
O governador do estado também concedeu uma entrevista ao editor da revista Veja, Ricardo Ferraz. Ele enfatizou, entre outros assuntos, a primeira permissão para o reflorestamento no Brasil, concedida pelo governo do Pará, bem como os progressos na implementação do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará.
Foto: Marco Santos / Ag. Pará