A XP Investimentos disse que a contratação de novos profissionais para integrar a equipe de expansão eleva o nível do jogo do Grupo Mateus (GMAT3). Com um grupo experiente conduzindo as operações (os novos contratados possuem mais de 25 anos de experiência em atacarejo), a corretora acredita que a companhia vai acelerar seu plano de crescimento e entrar em novos estados das regiões Norte e Nordeste.
“Vemos a companhia como uma história de consolidação regional, que deve ser acelerada com a recente contratação de uma equipe de expansão experiente”, afirmaram os analistas de Varejo Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday, em relatório divulgado na última quinta-feira. A XP defendeu que o movimento é estrategicamente positivo, apesar de pressionar as margens no curto prazo por conta do aumento das despesas operacionais.
No fim, a corretora estima impacto líquido positivo no lucro, com o indicador de 2022 crescendo 5% em relação às estimativas anteriores dos analistas. A corretora aproveitou para ajustar as projeções de abertura de lojas, de aproximadamente 40 para 50 unidades ao ano. Do total, cerca de 15 devem ser lojas do Mix Atacarejo e 20-25 lojas de Supermercados Mateus e Camiño.
Com isso, a corretora projeta uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) de vendas de mais ou menos 30% entre 2021-2025 (ante 20% anteriormente). O que antes era uma preocupação para os investidores agora parece mais um ponto positivo na tese de investimento do Grupo Mateus.
A companhia possui benefícios fiscais associados ao ICMS no Maranhão e no Piauí, que são concedidos em troca do cumprimento de determinados critérios de investimento e geração de emprego nas duas regiões. Esses benefícios podem ser renovados na data de vencimento, que varia entre diferentes estados, mas é garantido até dezembro de 2022 se as empresas seguirem as condições exigidas pelo Governo Federal.
Foto: YouTube/Mix Atacarejo