Em agenda no município de Abaetetuba, nordeste paraense, o governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou benefícios e desenvolvimento para a população local. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), foi assinado a Ordem de Serviço para a pavimentação asfáltica da cidade, além de um convênio para a revitalização de feiras e da área comercial popular.
“Hoje é um dia de conquista, um dia de felicidade poder entregar uma escola histórica para a educação, Hemocentro, agência do Igeprev e também a pavimentação de 10 km de ruas para as comunidades que precisam de investimentos no mercado municipal. Esta é uma etapa importante para que possamos continuar trazendo benefícios para cá”, ressaltou o governador do Estado, Helder Barbalho.
O governador Helder Barbalho entregou, na manhã da sexta-feira (1º), a agência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) em Abaetetuba. Esta é a segunda agência do instituto de previdência no interior. A primeira, em Castanhal, foi entregue em dezembro de 2021.
A agência será um polo para atendimento a aproximadamente 2,5 mil segurados da Região de Integração do Tocantins, que abrange, além de Abaetetuba, os municípios de Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia.
Helder Barbalho entregou ainda a reconstrução do prédio do Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab), no Baixo Tocantins. O investimento de R$ 285.164.44, inclui a ampliação de espaço dos setores da área técnica, troca da estrutura e impermeabilização do telhado, entre outros serviços.
A lista da obra de reconstrução inclui também a adequação do sistema elétrico, revisão hidráulica, pintura geral na área interna, modernização do sistema de refrigeração, aquisição de novas cadeiras de doador de sangue, troca dos televisores da pré-Triagem e coleta e unificação das salas da Imunologia e Distribuição.
Profissionais da pesca em Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, foram beneficiados pelo Governo do Pará. O governador Helder Barbalho esteve na sede municipal para entregar 100 motores rabetas para barqueiros da região, que trabalham diretamente na atividade pesqueira. Os investimentos foram concretizados por meio do Programa Pará Rural, iniciativa do Estado voltada à redução da pobreza e gestão dos Recursos Naturais do Pará.
“Hoje é um dia de conquista e felicidade. Eu tenho buscado fazer um governo que esteja presente em todo o Pará, que seja capaz de chegar aos 144 municípios e olhar por todos. Nós priorizamos aquilo que é fundamental”, ressaltou Helder Barbalho.
Centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social que moram em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, foram beneficiadas pelo Programa “Sua Casa”. O governador Helder Barbalho entregou 395 cheques durante extensa agenda de trabalho no município. Somente nesta ação, o Estado investiu mais de R$ 3 milhões, vão garantirão recursos para que as famílias possam construir, reconstruir e ampliar suas moradias.
De acordo com o governador, a iniciativa libera recursos para aquisição do material de construção e pagamento de profissionais que vão executar o serviço. “Hoje entregamos o recurso para os moradores que realmente precisam. Além do material de construção, nós estamos dando apoio para o pagamento da mão de obra contratada para a construção. Desta forma, estamos garantindo melhorias”, destacou Helder Barbalho.
Um espaço totalmente reconstruído para atender melhor a região do Baixo Tocantins com os serviços periciais. A nova estrutura do Núcleo Avançado da Polícia Científica do Pará em Abaetetuba foi entregue pelo governador Helder Barbalho, na manhã desta sexta-feira (01). As instalações incluem sala de necropsia, que atende às normas de biossegurança; novos laboratórios e o consultório para atendimento de vítimas de abuso sexual e lesão corporal, um dos avanços na prestação de serviços.
O prédio, com as novas instalações para o trabalho pericial em Abaetetuba, é o quinto reconstruído pela atual gestão, que já entregou as unidades regionais de Altamira, Castanhal e Marabá, e o núcleo de Itaituba.
Por Agência Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará